De acordo com dados do governo publicados em junho de 2020, o prazo médio para abrir um negócio no país hoje é de apenas 3 dias e 21 horas — uma redução de 13,1% em relação ao último quadrimestre de 2019.
Mas vale lembrar que esse prazo conta a partir do envio do contrato social, considerando apenas o processo online de registro da empresa na junta comercial ou cartório de registro de pessoa jurídica.
Antes de dar entrada na junta comercial, você precisa de um contrato social completo com dados da empresa e sócios, capital investido, natureza jurídica, porte da empresa, participação de cada sócio, classificação da atividade da empresa, entre outras informações essenciais.
Esse contrato deve ser elaborado por um contador experiente, que também será responsável por ajudar você na escolha do melhor regime tributário e enquadramentos legais mais vantajosos para o seu negócio.
Obs: Para empresa que não estão enquadradas como microempresas ou EPP na Junta Comercial dependerá da assinatura/visto de um advogado
Depois do envio do documento, ainda será necessário cumprir algumas etapas como recolhimento de taxas, obtenção do CNPJ e, se aplicável, obtenção de alvará de funcionamento e licenças específicas.
Tudo isso pode demorar mais do que as médias calculadas pelo governo, pois o prazo também depende do volume de solicitações no período e da rapidez do contador e do empreendedor em cumprir suas tarefas.